DIÁRIO DE TERCEIRO ANO: Como escolhi o que quero cursar na faculdade.

Como eu disse na minha apresentação, criei o blog como uma válvula de escape para o terceiro ano do Ensino Médio que começarei (agora com data) no dia 9 de fevereiro e uma coisa que não consigo parar de pensar é em como será esse ano pra mim. E assim, decidi criar o DIÁRIO DE TERCEIRO ANO, que é uma ideia que está na minha cabeça há uns dias desde que criei o blog.

IMG_8497

Via WeHeartIt

Nessa série de posts e quem sabe vídeos vou compartilhar com vocês, leitores ou visitantes do Poá Rosa, minha experiência com o terceiro ano. Nunca vi ninguém fazendo isso e não faço a menor ideia se será interessante mas acho que não custa nada tentar e peço com o maior carinho que se gostarem (ou não) deixem um comentário com a sua opinião quanto a isso. No post de hoje vou falar pra vocês como decidi o que queria fazer na faculdade. Esse que é um dos assuntos mais difíceis de tratar quando se fala em vestibular.

Eu gosto de pensar que eu não escolhi a Biologia, a Biologia me escolheu. Lembro bem que no inicio do meu fundamental II (e se não foi aí, foi próximo a essa data) eu estava aprendendo sobre planetas na aula de ciências e em meio as conversas bobas com a professora que toda criança tem, cheguei toda animada e falei “professora, quero fazer ciências na faculdade!”. Hoje quando paro pra pensar nesse episódio, acredito que sim, a biologia me escolheu. Ao longo dos anos continuei gostando de “ciências”. No nono ano eu não tive nada de biologia, não sei se continua assim mas no colégio público o primeiro semestre é voltado para física e o segundo semestre para química e eu amava aprender isso (no EM vi que não era bem assim né hahaha).
Atualmente faço o EM em um colégio particular e foi lá que realmente comecei a estudar e ver o que eu gostava ou não.

No primeiro ano comecei a me dar muito bem em química e gostar muito da matéria, pensei em Engenharia Química mas matemática não é meu forte, só a Química me agradava mesmo e passei meu primeiro ano todo focada em “FAREI QUÍMICA NA FACULDADE” UHUL FULLMETAL ALCHEMIST, BRBA (só que não). No segundo ano que se passou vi que decaí em química e comecei a odiar a matéria, não tinha mais o prazer de aprender (estequiometria é sempre o cão na nossa vida né), meu forte eram só as nomenclaturas mesmo. Mas também vi que biologia era uma matéria adorável, eu sempre ia além da média nas provas e eu tinha prazer em aprender algo sobre essa matéria e foi nesse momento que me lembrei da cena no fundamental II, “ela me escolheu” (se isso fosse um filme, aqui seria inserido um flashback com essa frase de efeito).

Desde então eu pesquisei mais, me informei mais, vi as grades com as matérias e decidi que era isso e estou determinada a não trocar. Pretendo seguir com ecologia mas esse ano será um ano de muitas descobertas e espero me apaixonar mais por essa matéria.

Eu acho importante tomar uma decisão cedo, nas férias tive tempo de me informar mais sobre o que quero. Minha família sempre me incentivou a fazer o que eu quisesse, minha mãe até perguntou uma vez o porquê de não escolher música se gosto tanto. Minha primeira opção era Artes Cênicas mas todos dizem ser um tiro no escuro de arranjar trabalho, então quando se é músico/atriz/derivados da artes, acredito que ou você precisa confiar muito em você (como tenho amigos que confiam) ou tenha uma segunda opção que você ame tanto quanto a primeira.

É claro, eu não sou nenhuma especialista em vestibular, muito menos sei como é a vida na faculdade, tudo o que sei são as informações que tenho de amigos mais velhos ou do meu namorado, mas quanto a escolher curso, esse é meu ponto de vista e como eu escolhi. Não escolhi pensando só em dinheiro e sim em se eu seria feliz com a minha escolha.

O post ficou extremamente grande, mas obrigada a quem leu até aqui! Mais uma vez, comentem suas opiniões, me contem também como escolheram o curso de vocês ou no que estão em dúvida. No próximo post pretendo falar dos meus materiais e como os escolhi (não foi assim tão fácil). Um beijo ❤️

Observações: Eu acredito que não será tão fácil ser assídua com esse tipo de post ou até mesmo os posts normais do blog quando as aulas começarem mas tentarei ao máximo manter atualizado.

cats

Anúncios

4 comentários sobre “DIÁRIO DE TERCEIRO ANO: Como escolhi o que quero cursar na faculdade.

  1. Gabriela disse:

    Ameei o post, espero que consiga continuar com essa “série”. Não o consegui decidir ainda o que quero mas me identifiquei muito com o apoio da sua família, a minha também é assim e acredito que seja uma das coisas mais importantes para enfrentarmos esse ano…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s